Auditorias


Nesta seção são divulgadas informações referentes ao resultado de inspeções, auditoria independente, prestações de conta e pareceres dos órgãos fiscalizadores.

A FAI.UFSCar tem a obrigação estatutária de realizar auditoria independente em suas contas e, para isso, deve contratar uma empresa nova a cada cinco anos. A auditoria de 2016, que será publicada em 2017, já será realizada por uma nova empresa.

Além da auditoria independente, a FAI.UFSCar tem suas operações fiscalizadas pelo Tribunal de Contas da União e do Estado, pelo Ministério Público Federal e Estadual, pela Receita Federal, Controladoria Geral da União e os Conselhos internos da própria universidade.

Para fins de auditoria e para atender ao princípio da transparência, disponibilizamos nesta seção o parecer da auditoria independente dos últimos cinco anos e os pareceres e sentenças emitidos pelos órgãos fiscalizadores referente a vários assuntos que envolvem a FAI.UFSCar, todos com sentenças favoráveis.


Cursos especialização – O Ministério Público Federal reconheceu a legalidade dos cursos de pós-graduação latu sensu e arquivou o inquérito civil aberto contra o campus Sorocaba da UFSCar. Nenhuma irregularidade ou descumprimento à lei foram constatados. Veja a notícia aqui; acesse o despacho de arquivamento aqui .

FAI e Prefeitura de São Carlos – A ação popular movida contra a FAI.UFSCar e a Prefeitura de São Carlos foi julgada improcedente em última instância pela Justiça, que considerou a contratação “legal, legítima e absolutamente lícita e louvável”. Saiba mais; acesse a sentença aqui .

Terceirização – O Ministério Público Federal arquivou inquérito civil que apurava a contratação de pessoal terceirizado para prestar serviços aos projetos vinculados à FAI.UFSCar. Veja despacho aqui .

Cursinho Pré-Vestibular – O Ministério Público Federal arquivou inquérito civil que verificava eventuais irregularidades na cobrança de mensalidades no curso pré-vestibular da UFSCar. Veja sentença aqui .

Receita Federal – Termo de encerramento de fiscalização da Receita Federal realizada em 2014 correspondente à contabilidade de 2010 Veja sentença aqui .