Receitas e Despesas

Nesta seção estão divulgados dados e informações sobre as receitas e despesas executadas da FAI.UFSCar referente aos últimos cinco anos. A Receita da FAI é proveniente da cobrança do custo operacional e das aplicações financeiras. As Despesas são compostas do pagamento de pessoal e diversos, como material de consumo, assessorias, manutenções, entre outras despesas de administração regulares da FAI.

Para mensurar o desempenho financeiro da FAI.UFSCar é preciso ainda analisar o volume de Recursos Captados, valores financeiros que entram no exercício; e Recursos Gerenciados, valores que já estavam na FAI somados aos captados no exercício. Os dados mais recentes estão apresentados didaticamente no Relatório de Atividades da FAI.UFSCar-2015, disponível neste Portal na aba Ações e Programas de Extensão. Esses dados foram consolidados a partir de 2015 com a implantação do novo Sistema Integrado de Gestão (ERP), o que permitiu apresentar novos números e indicadores que expressam melhor a dimensão da FAI.UFSCar.

Estão disponibilizados abaixo as peças dos últimos cinco anos do Balanço Patrimonial, que é a demonstração contábil que apresenta a posição patrimonial e financeira da Fundação. As contas são classificadas e agrupadas para facilitar o conhecimento e a análise da situação financeira da FAI.UFSCar. Desta forma, apresenta os ativos (bens e direitos), passivos (exigibilidades e obrigações) e o patrimônio líquido, que é resultante da diferença entre o total de ativos e o total de passivos.

Para fins de auditoria e para atender ao princípio da transparência, disponibilizamos nesta seção, para leitura ou download, os balanços oficiais que detalham o desempenho financeiro da FAI.UFSCar.